Andorra

Esta é o segundo trecho de minhas ferias: Andorra. Andorra é uma pequena nação entre França e Espanha, locada no core dos Pirineus. Tem aproximadamente 300 o assim kms de estradas, todas nas montanhas, levando as motoristas até as estações de esqui. E todas são longas e algumas muito duras. Portos míticos no Andorra são Ordino-Arcalis, fim de etapas no Tour e na Volta, Coll da Gallina, La Rabassa, Pal, Ordino, Els Cortals d'Encamp ou o de maior altitude, Envalira, a 2409 m e com apenas 30 km de ascensão. Em fim, um paraíso para um escalador.
Até Encamp a 1335 m, tem mais 8 km desde Andorra a 1050 m 

Lá, ACA, Associação do Ciclismo de Andorra, organiza o gran fondo Volts als Ports de Andorra, com sob 111 km mas mais de 3500 m de desnível e cuatro portos de entidade. Todos os portos tem cerca de 2000 m de altitude, o que faz mais difícil sua subida
Este e o recorrido do gran fondo
Este ano a prova contou com a presença dos profissionalistas do Orica-GreenEdge, quem estavam treinando pela Andorra. Também esteve treinando lá Beñat Intxausti, da Movistar, mas não participou. Finalmente ums 300 ciclistas saíram a fazer a prova. A primeira hora, a mais tranquila, foi feita a 36 km/h até o desvio para subir o porto de La Rabassa, um porto muito dificultoso nos 4 primeiros km e depois mais de rolar. A estrada sempre vai dentro duma floresta, com muitas sombres.
Port de La Rabassa. Até Juberri è muito duro
O seguinte trecho tem La Comellá, uma pequena subida de 4 km al 8,5% de meia, que é um pesadelinho, pois custa muito subir para ao comprimento que tem.

Até Encamp, onde começa a subida a Coll de Ordino, temos um terreno que sempre vai para acima, é uma estrada nacional, larga e pode ser um pouco chato. Chegando a Encamp, 9 km muito espetaculares, com curvas de ferradura e vistas aéreas. E uma autentica delicia subir este porto, que por em quanto não é terrivelmente duro, é normal.

Coll d'Ordino. O porto mais agradável da ruta

Primeiro trecho da subida desde Encamp

Em frente, a estrada que vai ao Col de Ordino. Em primeiro plano outra estrada que soube outro porto


Na V, o coll de Ordino. A estrada segue a direita
O ultimo porto é Ordino-Arcalis a 2235 m de altitude, onde fica a arribada. Apos descer Ordino, começa o porto de Arcalis. E um porto longo, mais 17 km mas o primeiro trecho até a cidadezinha El Serrat você vai pelo vale, seguindo o rio com desniveles pequenos. Desde El Serrat são mais 10 km duros e mais apos os 100 km anteriores.
Ordino-Arcalis
Uma das primeiras curvas
No principio tem muitas curvas fechadas com muita inclinação. E o trecho mais difícil. Depois o traçado fica mais recto entrando até o fim do vale.

Vista a falta de 2 km, ao fim do vale fica El Serrat
Assim chegamos a um tunel e ao parking de estaçao de esqui. Ainda faltam 4 km e no topo da montanha se pode ver uma escultura gigante de um aro, e a pergunta é, tenho que subir até lá ?

Curvas de fechadura no fim do porto
A resposta é sim e para subir esse trecho a estrada faz 10-12 curvas de fechadura até um circo diante de todos os picos de mais de 3000 m

1 km para a arribada. O aro pode ser ver

O local e as vistas são espetaculares
E finalmente, a arribada

Meta do gran fondo
Esta é um dos muitos gran fondos que há na Europa, e principalmente, na Espanha, França o Itália. Espetacular, duro, com muito boa organização, um local encantador e umas estradas perfeitas e tranquilas.

Finalmente para mais informação:


e muito obrigado as paginas seguintes, onde tirei as altimetrias:




Seu trabalho e espetacular e são as melhores bases de dados de altimetrias para Andorra

Nenhum comentário:

Postar um comentário