Asturies

Aproveitando as minhas ferias, tive a oportunidade de subir a Asturies. Asturies fica no norte da Espanha, entre as montanhas Cantábricas e o mar do mesmo nome. E muito famosa no mondo do ciclismo porque tem muitas das subidas mais dificiles da Espanha, como L'Angliru, Cobertoria, Cuitu Negru, Lagos de Covadonga, Collado de San Lorenzo, Lagos de Saliencia, etc.

Eu vou apresentar a mítica subida a os Lagos de Covadonga, dentro do Parque Nacional dos Picos de Europa. A primeira vez que foi subida pelos profissionalistas na Vuelta do 1981, o nome era os Lagos de Enol, a primeira lagoa que você vai procurar mais como tem mais outras dois lagoas foi renomado Lagos de Covadonga. Aquele ano ganhou Marino Lejarreta batendo ao mítico Bernard Hinault, quem comparou a dureza dos Lagos com a subida a Alpe D'Huez. Outros vencedores foram Pedro Delgado, Laurent Jalabert, Roberto Heras, etc 
A vista da lagoa de Enol no fim da escalada

Os Picos de Europa
Desde Cangas de Onis, tem que pegar a estrada direção Parque Nacional Picos de Europa. Teremos 4-5 kilometros um pouquinho inclinados até chegar a Monasterio do Covadonga, lugar onde começou a reconquista da Peninsula Ibérica contra os árabes no seculo VIII. 
O monasterio de Covadonga
Desde lá são 13 km de subida muito dura. Começa com dois kilometros sob 9-10% até Mirador dos Canónigos, depois 1 km fácil ao 7,5%, mais 2 kms perto do 9% ate o começo da Huesera, 800 m retos ao 16%. 
Trecho de La Huesera, al 18%
Depois desse ponto teremos um descanso e de novo percentagens do 12-14% até o Mirador da Rainha, 
Trecho ao 10%, embaixo o Mirador da Rainha
curta descida e ainda 2-3 km a 10% ate a segunda descida a primeira lagoa, Lago de Enol. Ainda 1 km a 7% pra chegar a o ponto mais alto a 1140 m de altitude.
Descida atè Lago Enol, ainda falta 1 km pra chegar
Outra imagem do Mirador da Rainha, as nuvens embaixo

Outra panorâmica da descida até Lago de Enol
La altimetria, cortesia de www.altimetrias.com, una web con cientos de altimetrias de puertos


Nenhum comentário:

Postar um comentário