RUTAS

Agora que muitos ciclistas estão treinando para fazer L'etape o outras provas na Europa, empezamos esta seção de treinos e rotas perto do Rio para estar pronto e adequadamente treinado para essas provas.

Muitas das subidas na zona sul do Rio tem carateristicas parecidas, percurso curto, 3,4 o 5 km e muita rampa, muitos trechos acima de 1 km de mais de 10%. Como na Europa, exceto alguns subidas, não vamos encontrar esses desníveis, teremos que evitar essas zonas nos nossos treinos de fundo porque apenas  quebram as pernas e não conseguem o objetivo que presiguemos. Então, devemos procurar subidas diferentes, mais comprimento, menor percentagem e outra coisa muito importante, um desnível acumulado muito grande, mais de 2000 m ao menos.

Temos sorte que no Rio há subidas assim e mesmo o treinamento minimo de 2000 m pode ser feito sem pedalar mais 5 horas. Se a gente quiser fazer mais 3000 m, apenas se botar outra subida, repetir subida, e adicionar mais 30 km mais.

Nesta primeira rota consta das seguintes subidas:

  • Alto de Sumarè pela rua Alice................1ª cat
  • Alto de Bom Retiro de Tijuca.................1ªcat
  • Caixa d'agua desde postinho...................2ªcat
  • Alto de Pineiras pela rua Aleandrino........3ªcat
  • Alto da Mesa desde Bombeiros..............3ªcat
A rota
Tráfego: o tráfego no Rio para pedalar normalmente é muito ruim, exceto algumas estradas. Para este roteiro , tentaremos de fazer-o preferentemente no domingo, porque a estrada de Tijuca fica sempre muito movimentada. O primer trecho até pegar a rua Alice vai pela orla. Podemos pegar a ciclovia para evitar problemas y depois ter muita atenção até a rua Alice. Segue 5 o 6 km até travesar os trilhos da rua Alexandrino onde se pode pedalar tranquilo. Atenção aos trilhos do bondinho durante dois km. Esta e a zona mais ruim. Apos de pegar a estrada a Sumarè a tranquilidade volta até a estrada de Furnas. O trecho de baixada e subida a Tijuca tem tráfego mais e uma estrada larga, não tem problema nos domingos. O trecho do Parque Nacional  também fica muito tranquilo: De novo na estrada do Redentor, sem tráfego e apenas teremos movimentaçao no trecho da estrada de Paineiras, devido as vans e taxis que vão ao Cristo.

Segurança: precaução no trecho de rua Alexandrino e na estrada do Sumaré onde foram assaltados alguns ciclistas há 3 o 4 anos. Pelo resto do trajeto, tranquilidade.

Asfalto: a maior parte das estradas onde você pode pedalar no Rio, tem asfalto melhorável. E verdade que não tem buracos mas não fica muito liso. Exceto a primeira parte da subida a Sumaré, até apos os trilhos e a descenso da Mesa do Imperador, que são completamente parcheada, o resto da rota fica aceitável, alguns locais bom mas normalmente aceitável.

Descrição: Teremos um primeiro trecho plano até Rua Alice. Aqui, começa a subida a Alto de Sumaré. Esta subida tem 14 km e podemos dividir trés zonas bem diferentes. A primeira e muito irregular, tem 5 km com desnível até 6% e trechos de descanso. Vai subindo por um bairro até chegar a Rua Alexandrino, onde teremos que ter atenção aos trilhos. Daqui pegaremos a estrada de Sumaré, segundo trecho, 6 km de porcentagem entre 6 e 8% que nos levará a um descanzinho onde pegaremos o ultimo trecho, muito irregular também de quais 3 km. Desceremos até o Alto de Boavista e após até Tijuca e voltaremos pela mesma estrada até o ingresso a Floresta de Tijuca. São 6 km a uma media de 5-6%, sem muitas dificuldades. Desse ponto até o alto de Bom Retiro teremos que subir mais 3 km de fortes rampas, ate 14% e alguns descansos. Descemos de novo a estrada do Vale Encantado e de novo ao alto de Boavista. Pegamos a estrada do Redentor e serão 7 km de ascensão até a caixa d'água. Passaremos de novo pelo Alto de Sumaré e desceremos até a rua Alexandrino. Atenção de novo aos trilhos. Pegamos a estrada de Paineiras e subiremos apenas 4 km a 6-7% até o ingresso ao Cristo Redentor. Pelas Paineiras chegaremos até Cancela e novo descenso ao Alto de Boavista, onde iremos direção ao Mesa do Imperador, são 3,5 km macios ao 5 % até a Mesa. Daqui desceremos ao Jardim Botânico e a Leblon

Nenhum comentário:

Postar um comentário